By - CD.1915

Repensando a Estratégia

Em pesquisa recente realizada pela Serenidad, foram ouvidos gestores de diferentes áreas e negócios com o objetivo de entender as necessidades e desafios trazidos pela crise da COVID-19.

Dentre vários pontos relacionados a “Hardware”, “Software” e “Mindware”, as principais inseguranças levantadas e que devem impactar os negócios mesmo após pandemia foram:

1- Estratégia: Necessidade de revisão da estratégia de uma forma estruturada e rápida com plano de curto, médio e longo prazo.

2- Mudança: Como se preparar para realizar as mudanças necessárias, como gerir a mudança.

3- Inovação:  Flexibilidade para atender as novas necessidades do mercado.

4- Liderança: Como preparar a liderança para lidar com desafios como os trazidos com a crise do COVID 19;

         Pois bem, em sua organização como estes aspectos estão estruturados? Estão preparados para o “Novo normal”?


Repensando a Estratégia

Falar de estratégia é antes de mais nada sabermos o que queremos, o que inspira nossa organização e em quanto tempo vamos nos propor a realizar nossos objetivos.

É comum confundir “ ter uma estratégia” com simplesmente a razão de existir do negócio: a frase “Minha estratégia é vender mais…” é um exemplo desta distorção. Vender mais é seu objetivo, mas qual o plano para que ele se concretize em médio prazo?

Definir estratégia passa por analisar recursos, conhecer o mercado em que atua, decidir sobre quais batalhas serão escolhidas, com que time e produtos conquistaremos nossos objetivos, entre outros.  Passa também por definição do que chamamos de Drivers de Negócio, que devem ser desdobrados para cada camada da organização ou áreas envolvidas.

Em geral, estratégia está relacionada à um plano de médio prazo, três a cinco anos, tempo suficiente para que grandes transformações possam ser realizadas envolvendo produtos, serviços, ativos e cultura da empresa. A divulgação e envolvimento de todos da organização durante a construção da estratégia é passo fundamental para o Sucesso, atrelados à disciplina, Cultura Organizacional e Gestão da Mudança.

Mas cuidado! Em tempos de crise e grandes desafios temos identificado apenas mudanças táticas em algumas organizações, de forma a sobreviverem por algum tempo. Claro que sobreviver em uma crise passa a ser prioridade real, mas será que investir algum tempo analisando oportunidades e redesenhando a estratégia não seria a chave do sucesso futuro? Você já pensou nisto?

A Serenidad já auxiliou várias empresas a redesenhar suas estratégias, e pode estar junto com sua empresa neste momento.

Por Alexandre Sanchez

Leave a Reply

Your email address will not be published.
*
*