By - Serenidad

O papel do líder em tempos de COVID19

No contexto atual liderar passou a ser um desafio ainda mais complexo…afinal estamos em um cenário de constantes mudanças e muitas incertezas.

Competências como comunicação assertiva, planejamento, inteligência emocional e empatia nunca foram tão requeridas.

Mas como manter a serenidade e ao mesmo tempo o engajamento do time?

Para o líder é importante sempre se lembrar do seu propósito: para que eu trabalho?

Qual o motivo me faz sair de casa (ou trabalhar remotamente) todos os dias?

Fuja de respostas ligadas a questões financeiras (se somente encontrar esse tipo de resposta, está na hora de refletir mais profundamente sobre seu propósito de vida, mas esse é assunto para outro post….)

Quando chegar na resposta do sentido maior que te leva a trabalhar e viver intensamente esse propósito, certamente será capaz de inspirar seu time…

Outro aspecto fundamental neste momento é ter empatia.

Estar próximo do  time, mesmo que distante, através de conversas periódicas não somente sobre as metas e próximas entregas, mas para ouvir ativamente e sem julgamentos, entender suas preocupações, suas sugestões em como otimizar o trabalho e principalmente ter um olhar especial para o ser humano que integra o seu time.

Mais um elemento essencial se refere a comunicação assertiva: eis um tema sempre em alta nas organizações e que, em grandes ou pequenas empresas, sempre vemos oportunidades. Em um cenário de tantas incertezas e stress então, ela se torna ainda mais relevante.

É importante aqui lembramos de um dos pressupostos da PNL (Programação Neurolinguística): o significado da comunicação é a resposta que se obtém, independente da intenção do comunicador.

O que pode ser obvio para você não é para o outro…é preciso observar como nossa comunicação é recebida e ajustá-la para ser cada vez mais claro.

Portanto é fundamental escolher a forma e as palavras corretas para conversar com seu time, dar clareza das decisões que foram tomadas e o porquê delas e principalmente garantir o alinhamento entre toda a liderança da empresa.

Reserve ainda algumas horas do seu dia para planejar como será a semana, o mês e o futuro da sua organização.

E uma certeza em meio a tantas dúvidas você já tem: depois que isso passar, certamente estará mais forte e resiliente!

Por Kátia de Vasconcellos Zimmermann, profissional de Recursos Humanos, practitioner em PNL,  com mais de 13 anos de experiência em RH em empresas de médio e grande porte.

Leave a Reply

Your email address will not be published.
*
*