By - Serenidad

Inovar e Mudar

No mundo e nos negócios transformações são constantes, fazendo com que rapidamente cenários passem por um processo de transição e cheguem à uma situação futura nova e desafiadora. É o que estamos vivendo:  o cenário futuro já é o nosso hoje e o momento de gerirmos a mudança chegou. Precisamos nos adequar.

As jornadas de mudança acontecem com o objetivo de atingir desempenho superior e a escolha da trajetória desta jornada é tão importante quanto a escolha do objetivo da mudança. Vê-se assim que a gestão durante a jornada é fator crucial para o sucesso.

Mas como conduzir uma mudança eficiente?

John Kotter, especialista em mudança organizacional, cita em seus livros que a maior parte dos esforços desorganizados para promover mudanças em organizações não funciona. E por isso, é importante conhecer e praticar os 8 passos da mudança:

1- Estabeleça um senso de urgência

A mudança só será realizada se houver pessoas que sentem a necessidade de mudar. Os gestores precisam acreditar verdadeiramente na necessidade da mudança para que ela ocorra.

2- Forme o time que vai liderar a mudança

Forme um time com pessoas de diferentes áreas e que tenham relação com a mudança. A qualidade da liderança é fundamental, pessoas que têm a confiança dos colegas do trabalho facilitam o processo.

3- Desenvolva a nova visão e  estratégia

Fundamental saber o objetivo da mudança e como alcança-lo.

4- Comunicação clara e simples

A maneira mais efetiva de garantir engajamento é através de uma boa comunicação.

5- Remova as barreiras e obstáculos

É preciso liberar o caminho de crenças limitantes, processos inadequados, dentre outros.

6- Gere vitórias de curto prazo

É importante definir vitórias no curto prazo que aconteçam durante o processo de mudança. Isso manterá o time focado e engajado.

7- Monitore os ganhos e mantenha a mudança acontecendo

Não desacelere com as conquistas intermediárias, quando os primeiros resultados aparecem existe uma tendência de reduzir o ritmo.

8- Padronize a mudança nos processos e cultura

Para não perder o que foi conquistado é fundamental que os novos processos estejam padronizados e inseridos na cultura da empresa.

A Gestão da Mudança vem para preparar e gerir adequadamente a transformação através da reforma de estratégias, estruturas, sistemas, processos, tecnologias, trabalhos, culturas e  comportamentos. 

Mudanças bem geridas minimizam a queda do desempenho inicial e o período de desempenho abaixo do esperado e por outro lado maximizam o desempenho, gerando resultados sustentáveis.

Segundo Kotter, o maior problema encontrado na condução de mudanças é “A falta de urgência”.

Muitos gestores descobrem tardiamente a importância da jornada transformacional

Por Raphael Oliveira

Leave a Reply

Your email address will not be published.
*
*